sexta-feira, 8 de abril de 2011

EM ANEXO O PROJETO AUTOR PRESENTE DESENVOLVIDO EM 2010 NA NOSSA ESCOLA

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA EUGENIO FRANTZ

PROJETO DE LINGUA PORTUGUESA

CERRO LARGO

2010

1. IDENTIFICAÇÃO

1.1 TÍTULO: Projeto Autor Presente

1.2 ESCOLA: Escola Estadual de Educação Básica Eugênio Frantz

1.3 ÁREA EXECUTORA: Letras

1.4 CLIENTELA: Alunos do Ensino Fundamental e Médio.

1.5 DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa e Literatura

1.6 PERÍODO: Abril a Outubro de 2010

1.7 COORDENADOR GERAL: Liane Seibert e Neides Bolzan

1.8 COLABORADORES: Rosimeri Kutzner, Nelsi Luft, Beno Seibert, Aline Serena Spies, Elisângela Rech e Inês Scheid Backes.

2. OBJETIVOS

2.1 GERAL

O objetivo principal do projeto é estabelecer uma parceria entre professor-escritor-aluno para buscar a valorização da leitura e a formação de novos leitores e produtores de texto. É importante ressaltar que, além de mobilizar professores e alunos em torno da leitura e produção de textos, o projeto Autor Presente promove escritores iniciantes e consolida carreiras literárias, o que movimenta o mercado editorial.

2.2 ESPECÍFICOS

- Incentivar a leitura de textos jornalísticos e literários, essencialmente expositivo-argumentativos tais como editoriais, críticas jornalísticas e artigos de opinião, além de reportagens, crônicas e romances, que são estruturas narrativas;

- Reconhecer a estrutura desses tipos de textos;

- Produzir textos dessas modalidades

- Publicar os textos produzidos no jornal da escola ou jornal local ou mesmo no mural do colégio.

3. JUSTIFICATIVA

A realização do presente projeto se justifica na necessidade de se conhecer, cada vez mais, as modalidades e os tipos textuais para se obter um bom desempenho como produtor dos mesmos, seja em sala de aula, pela cobrança dos professores, seja fora dela, como uma exigência do mercado de trabalho, o qual demanda profissionais que saibam ler e interpretar com segurança e, principalmente, que produzem textos coesos e coerentes, nos quais se possa perceber uma tomada de posição em relação ao assunto discutido, além de demonstrar capacidade de criar, inovar, contribuir com idéias úteis ao seu local de trabalho.

4. ABRANGÊNCIA

Alunos do ensino fundamental e médio.

5. OPERACIONALIZAÇÃO

- Seleção de textos publicados pelos contistas e romancistas;

- Seleção de textos publicados pela jornalista;

- Leitura e discussão dos textos;

- Análise da estrutura dos textos: críticas jornalísticas, artigos de opinião, editoriais, reportagens, contos, crônicas e romances;

- Produção de textos em sala de aula observando-se as estruturas estudadas;

- Confecção de painéis para exposição dos textos.

6. RECURSOS HUMANOS

- Autora – Jornalista Silvia Dewes;

- Autores, Contistas e Romancistas Nelson Hoffmann e Rui Nedel.

- Professores de Língua Portuguesa e Literatura.

- Alunos das turmas de Ensino Fundamental e Médio.

7. RECURSOS MATERIAIS

- Jornais;

- Revistas;

- Internet;

- Livros Didáticos;

- Livros Literários.

8. CULMINÂNCIA

A Culminância do projeto dar-se-á com a vida dos escritores e jornalistas à escola quando será feita a exposição dos trabalhos produzidos e promover-se-á um “bate-papo” com os alunos envolvidos, tendo como ponto de partida os textos da autora, na primeira quinzena de outubro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário