segunda-feira, 9 de maio de 2011

BRINCANDO COM A POESIA.

             A arte de despertar o interesse pela leitura começa , no berço, no colo da mãe com as canções de ninar... Talvez antes, durante a própria gestação, com leituras expressivas e belas declarações de amor de mãe para filho. O encantamento permanece durante a infância quando nos utilizamos dos trava línguas para a aprendizagem e aperfeiçoamento da fala do infante. Após , o uso das quadrinhas, dos jogos de coordenação motora cantados ( famosos bate mão) como por exemplo o " escravos de Jó" , as canções com mímica fazem com que a criança crie o gosto pela poesia. A escola encontra dificuldade na seqüência deste trabalho que até uma mãe analfabeta faz com carinho e dedicação. Como dar continuidade a este maravilhoso trabalho com poesia e poemas em sala de aula e nas bibliotecas ??? Que metodologia utilizar para encantar o leitor???
              Todos nós sabemos que não existe uma "receita pronta"  a qual devemos seguir.O que existe de fato  são idéias e sugestões de professores, escritores, pesquisadores, pedagogos, entre outros. Em primeiro lugar devemos nos considerar educadores , em toda nossa essência.Se nos considerarmos apenas professores, enquanto transmissores de conhecimento, teremos dificuldade de seguir o trabalho que deve iniciar na família.Para que o professor possa trabalhar poesia, primeiramente ele deve  gostar de poesia.Ele precisa  começar com pequenas sugestões de trabalho, tentando direcionar atividades lúdicas e criativas.Em um momento seguinte vai aumentando o grau de complexidade, fazendo com que aos poucos os alunos criem gosto pelo trabalho.
               Neste universo educacional em que vivemos, não há regras nem receitas prontas. Este fato vem comprovar a individualidade de cada pessoa, jamais vamos conseguir cativar a todos os educandos com os mesmos métodos, com os mesmos estilos de poesia, para tanto variar os estilos, utilizar letras de músicas, variar as formas de apresentação, deve ser algo que venha facilitar o trabalho com poesia.
               A teoria é primordial.Porém a prática que é o legal!
Fui ler um livrinho pra minha filha e me apaixonei pelas pesias.

O Vôo da Violeta
A violeta saltou
da floreira
do último andar.
até chegar na calçada
ela aprendeu a voar.(Kalunga)
A borboleta Alexandra
A borboleta Alexandra
Voou no parque e deu banda
Usou uma bota prateada
Rodou e dançou uma lambada.
A borboleta Alexandra
Quis dançar uma ciranda.
(Kalunga)
* Pedir para que os alunos ilustrem estas poesias é uma atividade legal!!

Um comentário:

  1. Ficou ótimo o texto e a sugestão de atividade foi um excelente final!!

    Abraços

    ResponderExcluir